Carlos Vilaró em Punta del Leste

Em uma de minhas recentes e curtíssimas férias, atravessei alguns milhares quilômetros a fim de descansar. Unir tranquilidade e conforto de frente para o mar, mesmo no inverno, foi a opção escolhida e o destino fechado após várias pesquisas foi Punta del Leste.

Primeiro porque eu já havia ouvido falar de todos os encantos da península, do conforto oferecido pelo Hotel Conrad e da educação e receptividade dos uruguaios. Ao retornar posso dizer com tranquilidade que acertei na escolha, pois, Punta é um lugar delicioso e os uruguaios extremamente receptivos, honestos e educados. Mas nada disso me encantou mais do que o pôr do sol do lugar. No primeiro dia após uma passadinha no cassino (ninguém é de ferro!)

Pegamos uma van para fazer um city tour e conhecemos os detalhes da cidade que possui apenas oito mil habitantes e faz parte do estado uruguaio de Maldonado. Eram cinco e trinta da tarde quando o motorista parou no último ponto turístico, a Casapueblo, casa de Carlos Vilaró, o pintor, que recebeu por diversas vezes Vinicius de Moraes e Jorge Amado. Eu não sabia bem o porquê de tantas lisuras com o lugar, mas uma coisa tinha certeza: se a casa era o recanto favorito de Vinicius no Uruguai, ali havia de ter poesia.

Entramos, portanto, para um café, com a recomendação do motorista de sairmos de lá apenas quando a lua tomasse o lugar do sol, e sem entendermos nada (um grupo de 12 brasileiros) e alguns ainda reclamando pelos 15 dólares pagos na entrada, seguimos as orientações.A recepcionista nos informa que infelizmente Vilaró não estava, mas que cerimônia aconteceria do mesmo jeito (do que ela estava falando?). No primeiro andar, a exposição das obras e das fotografias históricas do pintor já mostrava dias de alegria e de contemplação no local.  Mais um lance de escadas e saímos na cafeteria, onde um deck, com mesinhas de madeira estava simetricamente construído de frente para o mar e naquele horário o sol ainda brilhava e refletia os raios nas águas.

Os brasileiros e alguns argentinos, mesmo com o vento frio, trataram de se acomodar nas mesinhas com seus fumegantes cappuccinos e chocolates para acompanhar o pôr do sol.  Não sei exatamente que horas o relógio marcava quando uma linda música começou a tocar e a voz de Vilaró gravada, começou a declamar um poema de agradecimento e despedida ao sol. Milimetricamente acompanhando a poesia, o sol foi se pondo ao horizonte como se também estivesse se despedindo de mais um dia, e lentamente se escondendo atrás de uma montanha no horizonte, até que a voz de Vilaró autoriza: “até amanhã sol, quando te espero para iluminar mais um de meus dias”, e o astro se esconde na totalidade.

A cumplicidade entre o homem e a natureza se mostrou tão forte que o silêncio absoluto entre todos os presentes encerrou o dia e a van partiu de volta para o hotel. Naquele momento, tenho certeza de que não faltava nada para ninguém, nossas almas estavam repletas de poesia, e ainda que as férias tivessem acabado ali, teria valido a pena conhecer Punta del Leste.

Cassia Gargantini é jornalista com especializações em Marketing, Relações Públicas, Responsabilidade Social, mestranda em Multimeios pela Unicamp (Universidade de Campinas). É especialista também em Gestão de Crises Comunicacionais e atua na área de Comunicação Empresarial Estratégica há mais de 20 anos, realizando trabalhos de sucesso comprovado para marcas e instituições de renome no Mercado Nacional e Internacional, tais como: Grupo Schincariol, KS Pistões, Ripasa (atual Suzano Papel e Celulose), Romi, Degussa, De Simoni, Fibra S/A, Arcor, McDonald’s, Plascar, Tecnorevest, Laboratórios EMS e SABESP dentre outras.  ImagemImagem


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s