Facebook escancara seus posts: Você concorda?

A revista Exame publicou em seu site que o Facebook decidiu que os usuários poderão ver quem leu as publicações dentro dos grupos. Ao passar o mouse por cima do post, a pessoa verá quem visualizou aquele post. No momento, a medida valerá apenas para os grupos da rede em língua inglesa.

Ótimo se a mudança acontecer só para os grupos. Isso dará aos gerenciadores um leque maior  para analisar seu público e as necessidades deste. O monitoramento de quem  visualiza seu post será mais preciso facilitando as necessidades e carências de futuras publicações.

O lado negativo vem se a medida for estendida para as timelines. Daí, entraremos novamente nas discussões referentes à privacidade do usuário.

Essa pode ser interferida no momento  que uma pessoa que não queira expôr determinado gosto, ou atração, tenha que fazê-lo  por obrigatoriedade da página.

Daí teremos entraves jurídicos que já aconteceram devido, principalmente, a publicação de imagens. Nestas, a alegação dos processos eram que elas tinham cunho difamatório ou pejorativo.

Um dos processos de maior repercussão se deu com a proibição da publicação da capa do cd Nevermeind, de 1991, da banda americana Nirvana. Um usuário achou que a foto,- que tem um bebê nú no meio do mar com uma nota de dólar ao seu lado-, era pejorativa e não se enquadrava nos termos de privacidade online.

O problema é que a página não traz medidas e regras claras para ambos os aspectos. Não há como  medir se algo é muito pejorativo ou intervêm na privacidade do sujeito. Isso tudo acontece mesmo  depois da criação de um código de como os usuários devem proceder na página.

Mas este, já é um assunto para outro post.

Thiago Oliveira

Social Media Gargantini Comunicação

Estudante de jornalismo da Puc-Campinas


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s