Saudade de casa

Quem nasceu e cresceu na cidade de São Paulo, aprendeu a amar suas maravilhas, seus monumentos, seu trânsito e até o estresse que seu ritmo intenso causa. Morar no interior do estado é a opção por uma vida mais tranqüila, mas certamente menos intensa.

Aos finais de semana, andar pelas marginais atravessando aquela gigante de luz e parar no frenesi dos bares, restaurantes, cinemas e teatros, faz o paulistano se lembrar que está em casa e matar a saudade. Os faróis estão cada vez mais lotados de crianças e os viadutos atualmente se transformaram em casas para várias famílias, o desnível social é grande, mas a cidade continua linda, com as fontes do Ibirapuera dançando coloridas. O Parque Vila Lobos onde as bicicletas aproximam as famílias, é um oásis de paz e beleza as margens da Marginal Pinheiros. E o que falar dos Shoppings que reúnem lojas de todos os tipos para todos os gostos e bolsos? Fantástica fábrica de prazeres, de onde ninguém sai sem alguma sacola nas mãos.

Em São Paulo ninguém sabe seu sobrenome, e por muitas vezes ao subir diariamente de elevador por dez, quinze andares, encontramos as mesmas pessoas que também não perguntam seu nome. Mas nesses pequenos momentos sobretudo, sente-se o respeito pelo trabalho, esforço e dedicação que todo paulistano tem.

Metrópole superlativa em tudo, hoje a capital paulista é o centro financeiro da América Latina e recebe todos os dias paulistanos, brasileiros e estrangeiros para trabalhar ou conhecer sua história e monumentos, em um ambiente de tolerância e respeito à diversidade de credos, etnias, orientações sexuais e tribos.  Quem te conhece não te esquece. Quem nasceu e cresceu nos seus braços sente saudade de tua alegria, dinamismo, imparcialidade e cultura viva, lancinante. No Mosteiro de São Bento sentada, ouvindo cantos gregorianos na hora do almoço, me pergunto em que lugar do mundo vi tanta beleza.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s