O que é Assessoria de Imprensa?

assessoria de imprensa é uma ferramenta do composto de Comunicação, cuja principal função é organizar e trabalhar a gestão do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público e a imprensa.

 

Diferenças entre Assessoria de Imprensa e Publicidade

Assessoria de Imprensa e Publicidade são formas de comunicação distintas e complementares. A publicidade utiliza-se de espaços pagos (anúncios) em mídia eletrônica ou impressa, de um produto, serviço ou empresa. Assessoria de imprensa é uma forma de se conquistar cobertura editorial (reportagens, notas em colunas etc.) nestas mesmas mídias, com apelo noticioso e não comercial.

 

Quem pode contratar uma Assessoria de Imprensa

Uma Assessoria de Imprensa trabalha para um assessorado, que pode ser um cliente particular ou uma instituição. Empresas, pessoas físicas como “personalidades públicas”, médicos, advogados, músicos e instituições e organizações como empresas estatais, autarquias, governos, partidos, sindicatos, clubes, ONGs, ou indivíduos, entre outros costumam utilizar serviços de assessoria de imprensa. O interesse pela assessoria, em geral, é determinado pela geração de informações de interesse público.

 

Bons motivos para contratar uma Assessoria de Imprensa

 

Se você ou sua empresa perceberam que é o momento de estabelecer relações sólidas e confiáveis com os meios de comunicação e seus agentes, a fim de se tornar fonte de informação respeitada e requisitada em sua área de atuação;

Para criar situações que gerem cobertura sobre suas atividades, para alcançar, manter – e, em alguns casos, recuperar – uma boa imagem junto à opinião pública.

Os Assessores de Imprensa irão apresentar, firmar e consolidar as informações pertinentes aos seus interesses no contexto midiático local, nacional e internacional. Os jornalistas não tem como saber tudo o tempo todo, a não ser que sua equipe de Assessoria de Imprensa envie as notícias.

A Assessoria de Imprensa irá ajudá-lo a implementar a cultura de comunicação de massa nos aspectos interno e externo da empresa ou por meio de condutas positivas junto à estrutura midiática da região, cidade, estado ou país.

A Assessoria de Imprensa irá capacitar o assessorado e outras fontes de informação institucionais a entender e lidar com a imprensa.

Finalmente, a Assessoria de Imprensa irá mensurar o trabalho, mostrando relatórios consistentes aos assessorados com os resultados conquistados em relação á melhorias no posicionamento da marca ou produto, notícias positivas, participação e fonte de informação na mídia, etc.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s