O que é pauta?

A pauta é a orientação que os repórteres recebem descrevendo que tipo de reportagem será feita, com quem deverão falar, onde e como. A pauta não necessariamente é escrita e nem sempre é premeditada. Um acidente de carro, por exemplo, só vira pauta na hora em que acontece. A pauta é elaborada, nos dias de hoje, por editores e sub-editores; no passado, existia o pauteiro.

  • O assessor de imprensa ou RP pode, e deve, sugerir pautas para as redações

Formação de Pauta

Dependendo do veículo de informação, a pauta pode ser elaborada de forma diferente.Para sugerir uma pauta, siga os seguintes tópicos:

Histórico

O histórico é o que situa o repórter no cenário da reportagem a ser desenvolvida. Antes de abordar o assunto, esta parte da pauta trata do que o assunto é e o que foi. Se a pauta tratar de algum evento em uma determinada guerra, o histórico informa o repórter da guerra em si, de suas causas, como começou e quando, até o presente próximo. Esta informação pode ser dada ao reporter no início para orientá-lo na apuração mas, no texto, em geral vem no fim ou em separado (num “box”, se for em mídia impressa, ou “pé” da matéria, se for rádio ou TV).

Abordagem

É o que marca a individualidade da matéria. Dois jornais podem falar sobre o mesmo assunto, só que sob abordagens diferentes. Esse é o diferencial que o assessor pode dar ao assunto. Ex: Inauguração de escola em Hortolândia – patrocínio de empresa – a abordagem que se pode dar ao assunto é de que abrirão mais vagas de ensino na cidade.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s