10 passos para montar um Planejamento Estratégico de Comunicação

O Planejamento Estratégico tornou-se imprescindível para a comunicação. É com a e laboração de um projeto que traçamos a direção para objetivos como consolidação da imagem institucional da organização.

Especialista na área, a professora do Comunique-se Educação Neuza Serra deu dicas para produzir o Planejamento de Comunicação. Confira os procedimentos no passo a passo a seguir:

1º passo – Determine a direção

Antes de iniciar o Planejamento Estratégico, é preciso determinar qual a direção a ser seguida. Ou seja, estabelecer o objetivo comunicacional para a organização (empresas, órgãos públicos, entidades de classe, etc.)

2º passo – Faça o diagnóstico
Para a análise, é necessário o levantamento de informações da organização, como está inserida no contexto do seu setor e uma avaliação dos pontos fortes e fracos.

3º passo – Missão, visão e valores
Conhecer e avaliar essas premissas estratégicas da organização. Segundo Margarida Kunsch, o propósito do planejamento é “agregar valor e contribuir para que a organização alcance a visão estabelecida para o futuro, cumpra a missão, fixe e consolide seus valores”. Por essa razão, é preciso que o planejamento de comunicação esteja plenamente alinhado com essas premissas.

4º passo – Qualidade da Imagem
Neste passo é feita uma análise da organização perante os seus públicos de interesse. Os resultados serão o norte para as políticas de relacionamento com os stakeholders.

5º passo – Identificação dos stakeholders
Produzir mapeamento para identificar os públicos de interesse, suas demandas e construir políticas de relacionamento.

6º passo – Relacionamento com a imprensa
Organize ações para consolidar o bom relacionamento com profissionais de imprensa, visando ter uma aliança produtiva.

7º passo – Objetivos, estratégias e metas
Objetivo é o que se espera como resultado do planejamento de comunicação. As estratégias são os instrumentos e o modo para alcançar esse objetivo. As metas definem o prazo para alcançar esse objetivo.

8º passo – Construção dos planos de ação
Com o planejamento será necessário produzir planos de ação que nortearão todo o trabalho a ser implementado.

9º passo – Acompanhamento do planejamento
É preciso ter um controle de todas ações previstas, por meio de cronogramas ou outros instrumentos que possam proporcionar uma visão macro do andamento do planejamento.

10º passo – Avaliação dos resultados
Com o controle do andamento do planejamento é possível avaliar os resultados. A proposta é alcançar o objetivo no prazo determinado.

Fonte: Comunique-se


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s