5 PASSOS PARA UMA DIVULGAÇÃO EFICAZ

Todos os dias milhares de pautas, e-mails e sugestões pipocam na frente dos comunicadores. O grande desafio é fazer com que a nossa pauta, nosso e-mail e a nossa sugestão seja a escolhida. Mas, se nós mesmos como assessores de imprensa já sentimos na pele o que é ser bombardeado por milhares de informações todos os dias, como criar interesse do público no tema que queremos divulgar? Essa pergunta é extremamente difícil de ser respondida. No entanto, não é preciso entrar em desespero, um bom planejamento antes de sair bombardeando a mídia de e-mails é o primeiro passo para o sucesso.

Qualidade da pauta – a primeira coisa que devemos fazer é explicar ao nosso cliente o que é e o que não é notícia. O cliente deve entender que nem tudo o que ele quer que seja divulgado sairá nos veículos que ele deseja. Uma pergunta simples que pode ser feita é: para quem interessa essa notícia?  Se a resposta for “apenas para meu cliente”, já estamos trilhando o caminho errado.

Elabore a pauta com enfoque criativo – nem sempre o assessor de imprensa tem a grande pauta nas mãos, como a fusão de dois grandes bancos, os resultados de empresas ou uma grande inauguração. Na maioria das vezes, é preciso “se virar nos 30” com uma pauta bem menos, digamos, “apelativa”. Uma das formas de conseguir emplacar esse tipo de pauta é buscar dar um enfoque diferenciado, que atraia a atenção do jornalista. Por exemplo, se seu cliente quer divulgar um produto, por que não criar um levantamento sobre o crescimento do setor, com dados e abrangência e mostrar como aquele produto muda a vida dos usuários?

 Busque os veículos certos – Não adiante ter uma pauta de qualidade, com um bom enfoque, se estivermos falando com os veículos errados. Ao longo do tempo, o assessor já tem a noção do tipo de pauta que determinados meios de comunicação rejeitam logo de cara. Então, mapear os veículos com maior probabilidade de publicação, além utilizar seus contatos pessoais aumentam a possibilidade de sucesso.

Não dispare o press release para todos de uma vez só – Tente primeiramente privilegiar aqueles veículos e jornalistas que são parceiros ou ofereça exclusiva e mantenha sua palavra até que a matéria esteja publicada. Após a publicação, mude o enfoque para atingir outros veículos. Diferenciar a forma como a notícia é enviada torna-se importante para atingir um número maior de publicações.

Utilize publicadores de releases – Depois de ver seu material publicado com sucesso, você ainda tem disponível duas ferramentas que podem ampliar sua divulgação. A primeira é o mailing de imprensa, em que podemos enviar o press release para milhares de jornalistas de todo o Brasil de uma só vez. A segunda, também eficaz é o publicador de releases. Neste último, você mesmo cadastra a notícia e a ferramenta republica em diversos veículos de comunicação. As duas intensificam a divulgação, de forma a ampliar o alcance do press release.

Fonte: Comunique-se


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