Quanto tempo leva para uma marca cultivar defensores?

company-szbamptonA pergunta do título deste post foi feita pela Camille Freitas, da agência Ketchum, durante o webinar que o Felipe Thomé, da Vocatu, apresentou nesta quinta-feira (13). O tema da apresentação foi “Como utilizar os defensores de marca para alavancar sua empresa”.

Entenda por defensor aquele cliente (ou potencial cliente) que se identifica fortemente com valores ou causas que orientam a empresa. Por isso, recomenda a marca ou está muito propenso a isso. Também é chamado de advogado da marca.

Bem, não existe uma resposta definitiva ou universal sobre o tempo exato de formação de defensores, mas é possível criar alguns parâmetros. Vamos pensar em quatro perfis:

  • Possui defensores online. Refiro-me àquela marca que já tem defensores manifestando-se em redes sociais, pesquisas, reuniões de vendas e outros pontos de contato com a marca. Para esse perfil, é preciso apenas implantar um programa de identificação e cultivo dos defensores, o que pode ser feito em três ou quatro semanas.
  • Possui defensores, mas não sabe quem são. Os defensores — que muitas vezes são chamados de advogados da marca — existem e recomendam a marca, mas fazem isso sem ser vistos pelos gestores. Nesse caso, é uma questão de criar mecanismos de comunicação ou pesquisa capazes de rastrear onde estão essas pessoas. Para esse perfil, o trabalho é um pouco maior, tomando possivelmente alguns meses.
  • Não possui defensores porque é muito nova. Ainda não houve tempo suficiente para a formação de uma massa crítica. Reunir os defensores acompanhará o fortalecimento da marca e a formação de um público segmentado.
  • Simplesmente não possui defensores. É a empresa que já atendeu diversos clientes, mas não foi capaz de criar um envolvimento emocional com eles. Essa marca tem um problema de marketing mais profundo. Pode se estratégico, pode ser operacional. A inexistência de defensores é o sintoma de um problema muito maior. Nesse perfil, muitos pontos de comunicação e marketing precisam ser revistos.

Cassio Politi é diretor de content marketing da Tracto. É autor do livro Content Marketing – O Conteúdo que Gera Resultados. Já prestou consultoria e ministrou cursos em 25 estados.


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