O QUE É CLIPPING OU CLIPAGEM DE NOTÍCIAS?

Content-Marketing-2

 

O QUE É

O clipping é um serviço fundamental quando se fala em avaliação de resultados de uma assessoria de imprensa. Ele é o principal indicativo a ser avaliado em um relatório com as ações realizadas. Por meio dele, a assessoria de imprensa dá um retorno ao cliente, mostrando onde o seu nome, produto ou marca, foi veiculado a partir de seu trabalho. Esse método de mensuração pode ser feito em jornais e revistas, portais e canais online e, também, em rádio e TV. A única coisa que os diferencia é a maneira em que o conteúdo será captado.

Além disso, o clipping se relaciona, comumente, com a ‘centimetragem’ (impressos e digitais) e ‘minutagem’ (rádio e televisão) que também são métodos de mensuração, porém conseguem demonstrar com valores o espaço que foi utilizado em determinado veículo para sua divulgação. São, basicamente, o valor por centímetro e por minuto.

 

A IMPORTÂNCIA

Se você faz parte de uma assessoria de imprensa, a importância de oferecer o clipping para o cliente se dá na oportunidade de mostrar a ele os resultados de todo o trabalho que a assessoria realiza, pois será apresentado em conjunto com o relatório completo, com informações de releases, entrevistas, coletivas, etc, comprovando que o investimento está sendo válido.

Se é o cliente o caminho é o mesmo. Você está fazendo um investimento todos os meses para o trabalho da assessoria de imprensa e poder receber uma ‘prova’ de que não está gastando dinheiro atoa, pelo contrário, que ele está sendo bem utilizado, gerando visibilidade para você e sua marca, com certeza vale a pena.

 

COMO É FEITO

Hoje, existem muitas empresas, as ‘clipadoras’, que são especializadas nesse trabalho e são procuradas, na maioria das vezes, por assessorias que têm um número grande de clientes e, por isso, não dão conta de fazer a ‘clipagem’ internamente.

Há também empresas que oferecem diversos serviços que auxiliam no trabalho da assessoria de imprensa, incluindo o clipping. Neste caso, para a assessoria, gera facilidade, pois pode contratar com uma única empresa funções que vão ajudar no trabalho diariamente.

Algumas empresas também fazem a ‘clipagem’ por conta própria, que é uma possibilidade quando não se tem muito investimento. Essa prática é mais provável em materiais impressos e online, já que para rádio e televisão seriam necessários mais recursos. Porém, dessa maneira, a assessoria corre o risco de não captar todas as notícias divulgadas na imprensa.

 

fonte: http://digital.comunique-se.com.br/Show/O-que-e-Clipping-ou-Clipagem-de-Noticias-?=Arel2Hw/zdPjK8zi44bqfA==&utm_campaign=os_10_artigos_sobre_comunicacao_digital_mais_acessados_em_2015&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

fonte imagem: http://blog.act-on.com/wp-content/uploads/2015/05/Content-Marketing-2.png


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s