COMO CONTROLAR TODA A ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DA SUA PME

Estratégia.

 

A estrutura profissional das pequenas e médias empresas não é grande. Um quadro reduzido de colaboradores gerencia todas as ações inerentes à atividade comercial. E como as produções é o que caracterizam o porte das organizações, normalmente a equipe que se tem dá conta de todo o trabalho. Porém, em determinadas áreas, há uma grande demanda a ser suprida diariamente, como é o caso do setor de Comunicação. E pela dificuldade de se gerenciar todos os múltiplos canais, os empreendedores acabam optando por contratar empresas para atender todas as etapas, o que torna o trabalho custoso e pouco integrado.

Mas será que existe um jeito de controlar toda a estratégia de comunicação de uma pequena e média empresa de maneira mais eficiente? Pois saiba que sim! Leia nosso post e descubra algumas dicas!

 

A importância de uma comunicação organizacional eficiente:

Os processos comunicacionais interferem diretamente em toda a estrutura organizacional. Eles estão envolvidos diretamente nas atribuições de cada colaborador, no relacionamento da empresa com os stakeholders, no desenvolvimento de produtos criativos e inovadores, na motivação dos funcionários, na burocracia das rotinas, no entendimento das responsabilidades, no alcance das metas, dentre outros. Sendo assim, fica fácil perceber que quando a comunicação vai mal, uma série de problemas pode ser desencadeada na instituição, o que interferirá negativamente no alcance de todos os objetivos almejados.

Dentre os principais problemas que podem surgir em uma empresa em se tratando de comunicação, pode-se destacar os relacionados aos chamados “ruídos comunicacionais”. Quando um interlocutor transmite uma mensagem a um ouvinte ou leitor, e não há a captação correta do que ele quis dizer, ou simplesmente há alguma interferência no entendimento, pode-se afirmar que não houve comunicação. E quando isso ocorre, os erros se instauram na empresa. E para que isso não aconteça, se faz necessário o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação eficiente.

 

É preciso definir processos e demandas:

Para uma comunicação organizacional eficiente, é preciso que sejam definidos e praticados processos diariamente. Se as mensagens transmitidas forem feitas verbalmente, de qualquer forma, corre-se o risco de não ter o cumprimento daquilo que foi pedido, da informação “perder-se no caminho” até o seu destinatário final, ou de ela simplesmente ser modificada a ponto de causar transtornos à empresa. E mesmo que se opte por utilizar murais, e-mails, telefones, redes sociais, mensagens SMS, etc., para registro e direcionamento de conteúdo, gerenciar todos estes canais não é tarefa fácil! Mas atualmente, com o apoio das tecnologias, tudo fica mais simples e funcional.

 

Como concentrar toda a estratégia de comunicação de uma organização em um software:

Existem softwares de gestão voltados para comunicação que permitem a integração de toda a área em um só lugar. Com esse recurso, é possível ter mais agilidade e produtividade nas estratégias de comunicação: administrar o CRM, gerir conteúdos, enviar releases, fazer clipping, transmitir eventos ao vivo, criar um mailing jornalístico, programar e-mails marketing e ter acesso a um portal de vídeos usando apenas uma plataforma são algumas funcionalidades. Não é demais?!

 

Fonte: http://migre.me/sO1ZQ (Acesso em 26 de janeiro de 2016)

Fonte imagem: http://migre.me/sO2aE (Acesso em 26 de janeiro de 2016)


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