CRISE? PARA AS AGÊNCIAS, NÃO!

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A propagação de assuntos sobre a crise econômica no Brasil tem rendido preocupação há certo tempo no país. Gradativamente, essa situação chegou em vários setores do mercado brasileiro e, a partir daí, vemos diariamente notícias sobre cortes, demissões, etc.

 

Assista aqui ao vídeo completo do webinar “Comunicação e Crise” ministrado por Thiago Ermano.

 

Nesse sentido, as agências de comunicação buscam por estratégias de como captar e reter clientes.

Para Thiago Ermano, gestor da Anunciattho Comunicação, todo final de ano as empresas começam os cortes e a comunicação é a primeira área a ser cortada. “É preciso mostrar para o cliente que a comunicação é sempre uma oportunidade”, afirma ele.

 

Conheça alguns fatores que te ajudarão a reter os clientes:

 

  • Não faça promessas– Não prometa à um cliente que a empresa vai sair na grande imprensa, no veículo x, que vai conseguir uma entrevista exclusiva, etc. Mostre que você tem os meios para conseguir isso e que vai trabalhar pelos resultados, mas garantir sem a certeza de cumprir pode trazer más consequências.

 

  • Relatório – O relatório mensal é o fator mais importante. Mostre ao cliente o que você fez e quais os resultados que os investimentos dele renderam. Insira tudo o que julgar importante, releases, entrevistas, clipping, coletiva de imprensa, etc.

 

  • Faça um treinamento de mídia– Ensine um pouco de comunicação ao seu cliente, se ele quiser, claro. Mostre o que é uma assessoria de imprensa, como ela trabalha, quais resultados ela pode trazer.

 

  • Avalie seu trabalho– Não espere muito tempo para receber o feedback. Converse com o cliente para ter um parâmetro de seu serviço e se ele está atendendo à expectativa. Quando fizer uma ação, ligue e pergunte se foi satisfatório, se rendeu resultados. Assim, você mostra para o cliente que está buscando resultados positivos o tempo todo.

 

  • Contratos – Nunca finalize contratos em dezembro, janeiro ou fevereiro. Você precisa saber, ainda em novembro, se vai continuar com os mesmos clientes ou não.

 

  • Crise – Marque uma reunião presencial com seu cliente e pergunte se os negócios da empresa estão indo bem. Se a resposta for não, reduza o valor da contratação. Você vai conseguir reter seu cliente e vai mostrar solidariedade, que será lembrada futuramente.

 

Captação de novos clientes

O comunicador é uma pessoa pública. Um profissional de comunicação deve saber reconhecer oportunidades e, nesse aspecto, as redes sociais podem ser uma ótima chave.

Não subestime os seus contatos. Veja seus contatos do Facebook, e-mail e, principalmente, Linkedin. Organize um novo mailing com essas pessoas. Elas podem não ser clientes diretas, porém elas conhecem pessoas, que conhecem outras pessoas, etc.

Comunicação multimídia

Comunicação social se baseia em integrar mídias e conversar com o público por diversos canais. Hoje, o profissional que atua numa agência de comunicação não pode ter somente uma especialização. Ser multimídia é uma tendência.

 

  • Áudio e vídeo– Cada um dos nossos sentidos corresponde a um percentual de percepção. O áudio e vídeo juntos representam 60% dessa percepção. Invista em ferramentas que te ajudarão nesse sentido, como o Periscope, por exemplo. Crie vídeos de dicas, curiosidades, etc. Mas, não se esqueça que eles devem ser curtos.

 

  • Imagens e gráficos– Esse é um ótimo recurso para se comunicar com as gerações mais novas, que estão lendo cada vez menos, e ajuda a melhorar o relacionamento com o público.

 

  • Mídias Sociais– Investir nas redes sociais ajuda a educar o público, atraí-lo e trazê-lo para perto. Você pode criar uma relação de afinidade, empatia e fidelizá-lo.

 

Portanto, produza conteúdos qualificados e ofereça experiência de conhecimento aos jornalistas da redação. Faça entrevistas e artigos interessantes para disponibilizar para a imprensa. Treine seu cliente, venda experiência, faça ele participar.

 

Fonte: http://goo.gl/OG1jcJ

Fonte Imagem: http://goo.gl/tUNgjv

 


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