Assessoria de Imprensa

Assessoria2-01

Definição:

Termo internacionalmente reconhecido (em inglês publicity ou media relations), a Assessoria de Imprensa é uma ferramenta que exige conhecimentos específicos, envolve um público altamente influenciador e faz parte das ações que levam a concretizar os objetivos estratégicos da comunicação das empresas.

A Assessoria de Imprensa trata da criação e da gestão de relacionamentos entre organizações ou pessoas e os veículos de comunicação por meio do gerenciamento do fluxo de informações, fornecendo aos profissionais da imprensa informações oriundas de seus representados ou atendendo à imprensa em suas demandas por informações novas ou esclarecimentos relacionados a temas presentes na agenda. Nesse processo intermediam-se entrevistas, trabalham-se temas de relevância para divulgação, avaliam-se notícias sobre organização assessorada que sejam veiculadas nos meios de comunicação.

 

Atividades incluidas:

  • Planejamento estratégico e operacional das atividades de assessoria de imprensa, de modo a atender os objetivos do cliente
  • Integração com as áreas responsáveis da empresa para adequada informação sobre mercado do cliente, suas características, objetivos e prioridades
  • Redação de textos jornalísticos para envio à imprensa (press releases, sugestões de pauta, press kits e outros) e aprovação com o cliente
  • Atendimento de rotina a jornalistas, divulgação de informações e articulação de entrevistas
  • Utilização de listagem atualizada dos jornalistas de veículos, editorias e praças a serem atingidos (‘mailing lists’)
  • Contatos proativos com jornalistas
  • Acompanhamento das principais entrevistas do cliente
  • Elaboração de perguntas e respostas sobre a empresa (Q&A)
  • Simulação de entrevistas para preparação dos porta-vozes do cliente e aconselhamento sobre como responder aos questionamentos dos jornalistas
  • Acompanhamento do cliente em eventos/palestras que tenham a presença de jornalistas
  • Coordenação e execução de assessoria de imprensa em congressos e eventos congêneres, em que a empresa participe
  • Prestação de assessoria para seleção/produção de material fotográfico para divulgação
  • Coordenação de encontros informais ou entrevistas à imprensa e porta-vozes da empresa
  • Organização de entrevistas coletivas e workshops para jornalistas

 

Serviços correlacionados

  • Sala de imprensa online (Veja ‘Comunicação digital’)
  • Monitoramento das matérias publicadas e análise dos resultados (Veja ‘Monitoramento da imprensa’)
  • Media training (Veja ‘Treinamentos’)
  • Gerenciamento de crises (Veja ‘Prevenção e gerenciamento de crises’)

 

Fonte: Guia de Serviços e Boas Práticas em Contratação de Comunicação Corporativa ABRACOM


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s