Planejamento personalizado para cada cliente

 

É importante ressaltar que cada cliente terá uma série de necessidades próprias e será dever do assessor personalizar o planejamento para cada situação. Outro ponto a ser destacado é a necessidade de fazer o planejamento internamente e em conjunto: responsável pelo atendimento, coordenador e diretor da assessoria, para que todos saibam o que está acontecendo.

  • Organizar o material apresentado: com o material coletado, que falamos no primeiro capítulo deste eBook, está na hora de começar a organizá-lo. Defina:
  • Quem é o público-alvo ou a(s) persona(s) que o seu novo cliente quer atingir na divulgação? Podem ser investidores, donos de empresas de algum setor específico (B2B) ou o público em geral (B2C), por exemplo. A definição da estratégia de AI adotada dependerá disso.
  • Produção de release de apresentação: todo novo cliente precisa de um release de apresentação, falando quem é, o que faz, tempo de mercado, enfim, toda e qualquer informação relevante.
  • Ao mesmo tempo que ocorre a produção do release, é preciso identificar o foco e o escopo da divulgação: imprensa local, nacional, segmentada?
  • Faça um planejamento dos próximos materiais de divulgação: artigos, notas exclusivas, divulgação de eventos, balanço etc.

 

Validação com o cliente: Agora que você tem o planejamento de assessoria de imprensa para os próximos meses, é preciso apresentar ao cliente antes de colocá-lo em prática. Aqui também recomenda-se um planejamento das reuniões de acompanhamento e adequação do projeto, conforme as prioridades forem sendo alteradas.

Uma vez aprovada, avança-se para a fase de relacionamento com o jornalista. Para isso, é importante preparar um e-mail de apresentação da “nova assessoria” da empresa, mostrando que está disponível e que pode falar sobre tal e tal assunto, quais são os jornalistas responsáveis pelo atendimento, contatos etc.

Na assessoria de imprensa é bem comum haver picos de alta demanda seguido por um período de baixa. Porém, para evitar o excesso tanto na ‘alta’ quanto na ‘baixa’, tente acordar com o cliente um nível médio de serviço (SLA, da sigla em inglês) a ser prestado: tantos releases/mês, notas, artigos etc.

 

Fonte: Blog do Assessor de imprensa / Iniciativa Knewin.

Fonte Imagem: http://goo.gl/Ka4OJy

 


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