O que é lead?

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Lead, para Marketing Digital, é um potencial consumidor de uma marca que demonstrou interesse em consumir o seu produto ou serviço. Esse interesse é demonstrado com o preenchimento dados em um formulário para receber uma oferta (material rico) ou uma assinatura de newsletter.

Lead é um conceito popularizado com o Marketing Digital. Um lead é um potencial consumidor de uma marca que teve alguma interação com ela avançando em seu funil de vendas ao ceder o seu email para a base da empresa para receber novos contatos.

A palavra lead se tornou popular entre empresas que trabalham com o marketing digital , que começaram a tratar seus visitantes como clientes em potencial, desenvolvendo estratégias para gerar contatos e enviá-los para a parte comercial.

Com isso, lead se tornou sinônimo de qualquer visitante que informe seus contatos em troca de algum tipo de conteúdo.

Lead também pode ser definido como alguém que entra em contato com a sua empresa interessado em mais informações sobre o seu produto ou serviço.

A geração de leads é fundamental para o sucesso da empresa, ainda mais quando consideramos as baixas taxas de conversão para serviços digitais.

Em uma visão mais ampla de marketing digital, uma lead pode ser, então, composta por um mailing list e suas extensões, mas pode também servir como referência para os contatos de uma marca nas redes sociais, como seguidores no Twitter, Instagram ou Linkedin, curtidores de uma fanpage, inscritos em um canal no YouTube, etc.

Assim, de modo simplificado, uma lead é um usuário que está ao alcance da empresa, independentemente do canal digital ao qual ele está conectado.

Repare que, no início do ciclo de vendas, todos os usuários são estranhos (strangers), o momento mais distante de efetivamente se tornar um cliente.

A eles, é produzido conteúdo de topo de funil, responsável por atrair (attract) usuários através de artigos cuja temática é ampla e atinge uma vasta quantidade de internautas.

Em outras palavras, é a isca que trará um novo visitante (visitor) ao seu blog ou site.

Essa é a etapa do funil onde mais se produz conteúdo, afinal, quanto mais anzóis forem lançados, maiores as chances de sucesso.

Essa é a sua chance de capturá-lo!

Em cada artigo, haverá um call to action (chamada para a ação) convidando os visitantes a tornar-se uma lead, invitando-a a assinar uma newsletter ou se tornar seguidor nas redes sociais.

É exatamente por isso que o conteúdo deve ser considerado uma prioridade, pois apenas demonstrando qualidade o internauta estará inclinado a estabelecer o primeiro contato com a marca.

Pronto! Agora o visitante não apenas autorizou a conversação, mas solicitou ser provido de informações relevantes acerca do tema do seu produto ou serviço.

Ou seja, uma lead, para o qual é produzido conteúdo de meio de funil.

Porém, o trabalho apenas começou e, a partir de agora, inicia-se a etapa de aproximação (close), quando o usuário é nutrido com conteúdo apaixonante, estreitando a relação com a empresa.

É uma grande oportunidade para firmar-se como autoridade no assunto e estabelecer um relacionamento de confiança com o potencial cliente.

Essa é a etapa onde é produzido conteúdo de fundo de funil, e a lead e a empresa estão a um passo de fechar um negócio.

Geralmente, nesse estágio, o formato de conteúdo se alterna bastante, podendo ser utilizados textos, vídeos, webinars, infográficos, ebooks, apresentações de slides, podcasts, tutoriais, vídeo aulas, entre outros.

Se a estratégia for bem executada, é possível transformar uma lead em um cliente (customer) e, como sabemos, um cliente é a base da sobrevivência de uma empresa.

Portanto, não pense que a execução da metodologia termina aqui. Nessa etapa, é preciso continuar a produzir conteúdo para encantar (delight) os clientes e torná-los promotores (promotors) da marca, ou seja, defensores que terão a função de espalhar boas referências sobre o seu negócio.

Fonte: Marketing de Conteúdo (http://marketingdeconteudo.com)


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