Você conhece a persona do seu negócio?

#DICASGARGANTINI
Criar uma persona é importante para a estratégia de Marketing Digital da sua empresa

Saber quem é o público alvo da empresa é a regra básica para montar seu negócio. É preciso compreender o comprador, não só para o desenvolvimento de produtos, mas também para a produção de conteúdo que orientará a prospecção de novos clientes.

Na produção de material para as redes sociais de uma empresa utilizamos um recurso interessante que facilita o direcionamento dos temas: a criação de uma persona. Essa é a definição do cliente típico, com todas as principais características dos compradores.

Nesse post, vamos abordar o conceito de persona, mostrar sua importância para um negócio e ensinar você a criar um modelo ideal para orientar corretamente as ações de sua empresa. Confira!

O que é Persona?

Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Se você possui uma base de clientes, esse será o lugar perfeito para começar suas investigações. Mesmo que você tenha perfis diferentes de pessoas ou empresas que consumiram seu produto, alguns deles tendem a exemplificar a sua persona.

Uma dica importante é focar tanto em clientes satisfeitos quanto insatisfeitos. Em ambos os casos, você certamente aprenderá algo sobre a percepção do seu produto e quais desafios seus clientes estão encarando.

Diferença entre Público Alvo e Persona

É comum que haja confusão nos conceitos, mas persona e público-alvo não são sinônimos. Vamos a um exemplo prático:

  • Público-alvo: Homens e mulheres, de 25 a 35 anos, solteiros, graduados em jornalismo, com renda média mensal de R$ 2.500. Pretendem aumentar sua capacitação profissional e gostam de viagens.
  • Persona: Joana tem 26 anos, é jornalista recém-formada e autônoma. Pensa em se desenvolver profissionalmente através de um mestrado fora do país, pois adora viajar, é solteira e sempre quis fazer intercâmbio. Está buscando uma agência que a ajude a encontrar universidades na Europa que aceitem alunos estrangeiros.

Entendeu a diferença? Público-alvo é, de uma maneira geral, uma parcela abrangente da sociedade para quem você vende seus produtos ou serviços. Já a persona é a representação do seu cliente ideal, de forma mais humanizada e personalizada.

Pode soar muito parecido, mas faz toda diferença pensar em uma estratégia de marketing direcionada a “Joana” e não a um extenso público-alvo.

Por que criar uma persona?

Criamos personas para enviar a mensagem certa para as pessoas certas e, assim, termos maiores chances de sucesso. Sem uma persona definida, é possível que em alguns casos sua estratégia se perca. Por exemplo, você pode acabar oferecendo seu produto destinado à classe A para a classe C.

Questões que vão te ajudar a definir uma Persona

Você precisará se orientar pelo perfil de seu cliente típico. Ou seja, deverá ser guiado pela maioria para responder a algumas questões que vão ajudar a definir o perfil comportamental de sua persona:

  • Quem é o seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas do responsável pela compra)
  • Que tipo de assunto interessaria para ele sobre o seu setor?
  • Quais são as atividades mais comuns que ele realiza (tanto pessoal quanto profissionalmente)?
  • Qual seu nível de instrução? Quais seus desafios e obstáculos?
  • Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?
  • Quais são seus objetivos, suas dificuldades e desafios?
  • No caso de produtos B2B, qual é o tipo de empresa que compra a sua solução? E qual o cargo de quem compra?
  • Quem influencia suas decisões?

Você precisa ter em mente o que a pessoa responsável pela compra de seu produto ou serviço busca na área de atuação de sua empresa. Pense nos assuntos em que ela pode estar interessada, por exemplo, os problemas que ela enfrenta no dia-a-dia relacionados ao seu setor.

Uma vez encerrado esse processo, você terá uma boa quantidade de dados brutos sobre os potenciais consumidores.

Como criar uma Persona

O próximo passo é detalhar o perfil do cliente a partir das respostas obtidas. Com isso, você poderá unificar as informações e elaborar o personagem em um documento a ser disponibilizado para todos na empresa que possam se beneficiar do estudo que você fez.

Essas são algumas das características que podem te ajudar a criar a persona da sua empresa:

  • Nome da persona (fictício)
  • Sexo
  • Idade
  • Cargo/Ocupação
  • Ramo de atividade
  • Nível de escolaridade
  • Meios de comunicação utilizados
  • Objetivos da persona
  • Desafios da persona

Ao criar sua persona, é essencial que você reflita: Qual será a abordagem e a exposição do conteúdo relacionado ao seu mercado para esta pessoa?

O Fantástico Gerador de Personas

Na web há diversas ferramentas disponíveis para você criar sua Persona, como no caso do Fantástico Gerador de Personas do blog Resultados Digitais. Lá você encontra um passo-a-passo que vai auxiliar você na criação dessa persona. Ao final das etapas, a ferramenta disponibilizará um download em PDF com todas as informações da persona documentadas.

 

 Com informações de Resultados Digitais.

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