Os 16 erros mais comuns nas redes sociais

Há muitas coisas que devem ser incluídas em uma estratégia de Mídias Sociais como: dicas, truques, tendências e outros tópicos que qualquer pessoa trabalhando com as redes deveriam saber. Mas existem também aquelas coisas que não devem ser feitas.

Muitas táticas são simplesmente ineficientes ou, por vezes, até prejudiciais para uma marca. É o chamado “lado negro” das estratégias de Mídias Sociais.

Quando se trata de tropeços nessa área, certamente não são poucos os exemplos. Confira alguns dos erros mais comuns:

1. Não ter planejamento: Planejamento é a primeira etapa de qualquer ação, estratégia ou ideia. E a falta dele é o primeiro dos erros cometidos por empresas em redes sociais. Muitas ainda acreditam que é só fazer um perfil, compartilhar algumas coisas de vez em quando e ir atrás de umas curtidas.

2. Perfil/Página incompleto: Como se não bastasse o fato de querer simplesmente criar um perfil sem nenhuma estratégia, o perfil ainda é incompleto. Às vezes faltam informações básicas de contato como telefone, site, ou até mesmo uma simples descrição para explicar do que se trata o negócio.

3. Não responder comentários: O perfil é criado e algum tipo de conteúdo é compartilhado. As pessoas começam a interagir comentando nas publicações e a marca nunca responde, não interage de volta. Isso é exatamente a mesma coisa que deixar alguém falando sozinho na loja.

4. Excluir comentários negativos: Excluir um comentário negativo, só pode piorar a situação. A pessoa que fez o comentário pode se irritar e levar a reclamação para outros meios. O ideal é responder com educação, mostrar para outras pessoas que lerem o comentário que você se preocupa em responder e levar a conversa para um meio mais privado como o “inbox”, e-mail ou ligação.

5. Não adequar a linguagem: Muitas empresas se esquecem de pontuar palavras e frases, e pior, tentam usar memes da moda, simplesmente porque estão na moda, mas que não se adequam em nada com o público. Se você não está falando a mesma língua que seus clientes, eles certamente não estão te entendendo.

6. Não acompanhar métricas importantes: Muitas empresas só estão preocupadas com o número de fãs e seguidores, e se esquecendo de métricas mais importantes como taxa de engajamento e conversões. O Facebook, por exemplo, oferece ferramentas que possibilitam medir a conversão em seu site, algo muito mais relevante para o negócio do que número de fãs.

7. Copiar conteúdo sem citar a fonte: Não existe nenhum problema em compartilhar um conteúdo relevante que não foi propriamente produzido pela sua empresa. Porém, plagiar é crime. Citar as devidas fontes e créditos é imprescindível. Mas atenção, alguns produtores de conteúdo não autorizam essa prática, mesmo que você cite a fonte. O mais interessante é buscar inspiração e produzir seu próprio conteúdo.

8. Imagens sem qualidade: Por mais inacreditável que pareça, já vi várias empresas utilizarem seu próprio logotipo como foto principal, porém, sem qualidade. Também acontece com peças de campanhas ou imagens que ilustram um conteúdo. Lembre-se que o visual conta muito na internet e a qualidade das imagens é levada em consideração.

9. Compartilhar posts só sobre produtos ou sobre a marca: Muitas empresas acreditam que ter uma página ou perfil em uma rede social serve como um espaço apenas para se promover e expor seus produtos, não trazendo nenhum tipo de informação relevante para seus seguidores ou fãs. As pessoas acessam redes sociais por entretenimento, e não para comprar produtos.

10. Não investir em mídia paga: Redes sociais são uma forma de mídia assim como TV, rádio ou outdoor. Por mais que ainda seja possível alcançar um resultado orgânico, se você realmente visar voos mais altos, será necessário investir.

11. Querer estar em todas as redes sociais: Cada rede social tem suas particularidades, sua linguagem e seus objetivos. Se eles não estão alinhados com os da sua marca, você certamente não precisa estar lá. Além disso, melhor estar em uma rede social de forma eficiente, do que tentar estar em todas só por estar.

12. Não contratar um profissional especializado: As redes sociais se tornaram uma fonte de negócios e isso também tornou necessária a presença de um profissional especializado para cuidar delas. Fazer um bom planejamento, cuidar da estratégia, se relacionar, criar conteúdo, SAC, tudo isso requer estudos e conhecimento, por isso, se decidir investir em redes sociais, contrate este profissional.

13. Comprar curtidas e seguidores: Adquirir centenas ou milhares de seguidores com pouco ou nenhum esforço parece tentador, mas são números vazios. Eles não se importam com o que você está dizendo ou o que você está fazendo. A qualidade da sua audiência diminui, assim como o impacto real dos seus posts nas redes sociais, ou seja, uma prática sem vantagem alguma.

14. Postar demais: Tenha algumas restrições quando for publicar em seus canais sociais. Você pode ter muita coisa para compartilhar com seu público, mas antes de postar alguma coisa, pergunte-se: “Será que eles se importam com isso”? Se a resposta for não, então não há maneira mais rápida de perdê-los do que enchendo seus feeds de “spam”.

15. Ignorar o ROI (Retorno Sobre Investimento): Mensurar o seu ROI é essencial para certificar-se de que não apenas a sua estratégia de social media está funcionando, mas que você também não está perdendo dinheiro com isso. Existem ferramentas (pagas e gratuitas) disponíveis para analisar e medir todos os aspectos das suas campanhas em redes sociais.

16. Não acompanhar o ritmo das redes: As mídias sociais são um mundo em constante mudança.  O que valia para ontem pode não valer mais amanhã.  De início, isto pode parecer uma tarefa complicada, mas existem inúmeros recursos disponíveis para ajudá-lo ao longo do caminho, como por exemplo, cursos específicos na internet e diversos grandes blogs para seguir. Você só precisa dedicar seu tempo.

Com informações de Implantando Marketing e Conexorama.

 

 

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