Negócios e gentileza andam juntos, sim!

“Marketing não é apenas sobre marcas, produtos, serviços ou eventos. É sobre relações humanas” – Laíze Damasceno

#DICASGARGANTINI

O que você espera encontrar quando vai a uma loja, restaurante ou cabeleireiro? Se a resposta for gentileza, você está certo! Mas não é apenas no atendimento que a gentileza se faz presente. Quando o tema é comunicação, marketing, networking e relacionamento nos meios digitais, o ponto de partida é ser gentil.

Não dá para falar de resultados sem antes pensar em como se faz a comunicação. Não dá para fazer comunicação sem antes pensar nas pessoas e no relacionamento com elas. Não dá para construir relacionamentos sem gentileza. Por isso, o Marketing de Gentileza veio para construir relações sólidas e profundas na internet entre marcas e pessoas (consumidores).

No entanto, engana-se quem acha que da para forçar ser gentil. A gentileza deve ser automática. Senão, vai soar como falso e impressões negativas são muito difíceis de desfazerem. Sempre que você se mostra distante de alguém, seja cliente ou não essa pessoa inconscientemente reage a isso.

Relacionamento com os clientes

As empresas não podem esquecer que o atendimento e o relacionamento com clientes são grandes responsáveis pelo crescimento de um negócio.

Segundo Kotler e Keller, em Administração de Marketing 14ª edição, as empresas que são centradas nos clientes são capazes de desenvolver relacionamentos, e não produtos somente. “Atualmente, as empresas têm enfrentado uma concorrência jamais vista. Se forem capazes, porém, de passar de uma orientação de vendas para uma orientação de marketing, poderão ter um desempenho melhor que o das rivais. E a essência de uma orientação de marketing bem concebida é o forte relacionamento com os clientes. Os profissionais de marketing devem se conectar com os clientes – informá-los, engajá-los e talvez até fazer com que participem ativamente do processo”.

Engajar clientes é uma das palavras de ordem do momento, mas não é uma tarefa fácil e nunca será para aqueles que não compreendem ou fingem não entender a essência do serviço do atendimento. Atender não é apenas falar com o cliente e bater metas. Atender não é dizer o que ele já espera ouvir, nem somente tratá-lo com educação.

Atender é surpreendê-lo com atitudes inesperadas e promover experiências realmente marcantes. Fazer relacionamentos é estar pronto para o outro, com generosidade e paciência. Para ganhar fidelidade e confiança.

Será que estamos fazendo isso direito?

Deve haver relacionamento antes de pensar em oferecer e/ou vender o seu produto e sua marca aos seus clientes. Coisas simples como lembrar aniversários e as datas comemorativas fazem toda diferença. Pois o atendimento é estar presente na vida do cliente.

Empresas que são gentis com seus clientes têm sua imagem corporativa muito mais bem vista nas mídias.

Com informações de Marketing de Gentileza.

 

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