Afinal de contas, o que é Marketing de Conteúdo?

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De forma resumida o Marketing de Conteúdo é a criação e distribuição de conteúdo em vários formatos para atrair e engajar seu público-alvo. Mas o marketing de conteúdo engloba variáveis mais complexas. É preciso aprofundar o conhecimento da empresa sobre seu consumidor, forma de produção e canais em que serão distribuídos estes conteúdos.

O Marketing de Conteúdo deve ser praticado diariamente e constar no planejamento estratégico da sua empresa. Isso porque atualmente as pessoas, quando expostas a uma comunicação corporativa, imediatamente procuram obter mais informações por meio da internet.

Por isso, preparamos 7 dicas de como escrever um conteúdo de qualidade para o seu negócio se destacar:

Ser encontrado: Quanto melhor colocada sua empresa estiver no rankeamento do Google, mais visibilidade você terá. Por isso, é preciso produzir conteúdo com uma boa parametrização entre qualidade e quantidade. O uso de palavras-chave é essencial para obter destaque nos resultados da pesquisa.

Publicidade no lugar da propaganda: Se pensarmos que a compra é baseada em um processo: desejo em adquirir um produto + pesquisa + conhecimento das opções + comparação = escolha; nada mais lógico do que a empresa ajudar o internauta a tomar essa decisão.

Entretenimento: Como as mídias online são plataformas ágeis e informais, o conteúdo deve seguir a mesma premissa. O objetivo é transmitir informação como entretenimento. Por isso vale usar muitos recursos visuais (vídeos, fotos, infográficos, tabelas) e ir direto ao ponto. O Marketing de Conteúdo ajuda a educar e fidelizar clientes com diferentes níveis de entendimento.

Diferenciação: Num mundo em que tudo parece muito igual, ter ou fazer algo diferente é uma vantagem competitiva que deve ser explorada. Por isso a criatividade está alta. Dentro do contexto adequado, ações inovadoras atraem a atenção do consumidor e faz com que se aproxime da marca.

Percepção de valor: Quanto mais qualificado, amigável, segmentado e diferenciado o conteúdo, maior percepção de valor terá do público. Em um input mental, ele adicionará a marca em seu “escaninho de preferências”. Toda vez que precisar de algo relacionado a um assunto relacionado à empresa, irá lembrar-se da marca e consultá-la.

Relacionamento: O conteúdo também é essencial para manter as relações nas diversas mídias digitais, estabelecendo laços e criando vínculos, que despertem emoções e sentimentos entre consumidor e marca. Através do conteúdo é possível atingir de forma permissiva uma base de clientes e prospects.

Confiança: A confiança faz com que o consumidor divulgue e defenda a marca e até pare de pesquisar a concorrência quando quiser adquirir algo.

A longo prazo, o Marketing de Conteúdo é um das técnicas mais baratas que existem para se destacar no mundo virtual. Mas ela exige da empresa planejamento, persistência e tempo para que o efeito desejado aconteça.

 

Com informações de Marketing Digital.

 


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