Como redigir títulos chamativos

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Se você quer que o seu texto seja lido na internet, invista tempo para criar um título impactante. Ao produzir qualquer conteúdo para ser publicado em seu blog ou distribuído para assessoria de imprensa, pense com cuidado em como definir a chamada para atrair leitores.

As pessoas são apressadas para tomar uma decisão quando estão na frente do computador. Com tantos conteúdos à disposição na internet, fica difícil escolher qual acessar. Por isso, títulos impactantes certamente serão mais clicados. Estudos de comportamento do leitor dizem que um leitor comum demora — mais ou menos — cinco segundos para ler um título e decidir se vai clicar ou não naquela notícia.

Caso opte por clicar, uma nova página irá se abrir, iniciando um novo ciclo. O livro Convertion Code, diz que o indivíduo levará mais 8 segundos para decidir se vai interagir com a sua empresa, seja clicando num banner, num Call to Action ou em outros links inseridos no texto.

Hoje, já existem algumas técnicas que ajudam a melhorar a taxa de clique do seu título. Por exemplo, uma pesquisa realizado pelo Content Marketing Institute descobriu que inserir um hífen ou dois pontos no título eleva a taxa de cliques (CTR) em 9% dos títulos que não tinham. Lembre-se de que o seu título também aparecerá nas buscas orgânicas do Google e, portanto, deve despertar a curiosidade das pessoas que lá navegam.

De acordo com a Copyblogger, 80% dos visitantes que acessarem seu conteúdo lerão seu título — contudo, somente 20% lerão seu artigo até o final. Isso quer dizer que, se o título for bom, ele irá transmitir a ideia mais importante do texto, otimizando o tempo do leitor. Selecionamos algumas dicas para te ajudar a elaborar títulos “matadores”.

Antes de ensinar algumas técnicas, resolvemos trazer a regra dos “4 U’s”, descritas no blog de Neil Patel. Os quatro U’s são:

  • Faça um título único
  • Seja ultra específico
  • Ele deveria transmitir um senso de urgência
  • Seu título tem que ser útil

Agora vamos expor algumas técnicas para a criação dos títulos.

1. Dê a informação mais importante e seja claro

Diferentemente de filmes, aqui você pode e deve dar um spoiler. No jornalismo, um bom título destaca a informação mais relevante que o texto traz. Ele funciona como um gancho — no jargão jornalístico — para o clique na matéria.

Você também precisa ter clareza na informação que deseja transmitir. No instante que um leitor se depara com sua página web vindo de qualquer lugar, eles não precisarão de ajuda para descobrir o que você está falando.

2. Coloque um verbo em seu título

Em textos jornalísticos, isso é uma regra. Não deixe de inserir um verbo em seu título. Num portal de notícias, quase todos os títulos apresentam verbo.

No exemplo acima, de notícias retiradas da Folha de São Paulo, repare que os verbos “deixar” e “atingir” aparecem no presente. Normalmente, a utilização do desse tempo verbal é usado para transmitir uma ideia de urgência, ou que determinado fato aconteceu recentemente.

3. Priorize as palavras-chave

Às vezes, você terá dúvida quanto ao melhor termo para seu título. Para deixar claro, vamos dar um exemplo. Um redator está com dúvidas nos seguintes termos: “como tirar sua carteira de motorista” ou “como tirar sua CNH”. Qual desses títulos utilizar? Ambas as opções são adequadas.

Para auxiliar na escolha, Existem diversas opções de ferramentas para analisar a frequência com que palavras são buscadas, facilitando a decisão da mesma. O próprio Google possui duas ótimas: Google Trends e Google Adwords. Através dessas, você pode descobrir quantas vezes cada palavra é buscada. A partir disso, se torna mais fácil decidir qual será mais eficiente para você.

4. Se possível, use números

Apesar de não ser uma regra, essa dica funciona bastante. Inserir números específicos que condizem com sua matéria é uma maneira eficaz de fazer com que ele seja mais atraente aos leitores. Muitos estudos têm mostrado que títulos com números tendem a gerar 73% mais compartilhamentos sociais e engajamentos

Segunda Debra Jason, num estudo mais científico, o cérebro é receptivo a números. Para ir um pouco mais além, Content Marketing Institute, diz números ímpares são ainda mais impactantes em nosso cérebro e parecem ajudar as pessoas a digerir e recordar a informação mais facilmente. O site Buzzfeed usa e explora muito esse recurso.

5. Deixe claro que você tem uma explicação

As pessoas têm dúvidas o tempo todo. Se você for redigir textos para ajudá-las a resolver problemas, deixe claro isso no título. Veja os dois exemplos abaixo retirados do UOL Tecnologia.

Milhões de usuários usam diariamente o Whatsapp. Ao dizer no título “Como apagar suas conversas sem deixar rastros”, deixa claro para o leitor que a matéria apresentará a solução.

Isso se aplica para qualquer tema. No item 3, citamos “como tirar a carteira de motorista”. Certamente, muitas pessoas fazem essa pergunta ao Google, que lista as melhores respostas seguindo uma criteriosa seleção dos conteúdos mais confiáveis.

6. Crie um senso de urgência

A menos que você coloque uma urgência, seus leitores estarão propensos a salvar seu texto para ler em outro momento e, provavelmente, nunca mais irão acessar. O grande objetivo é conseguir fazer com que seus leitores cliquem no título “agora”!

O caráter de urgência mostra que determinada notícia tem um impacto significante, isso tanto nos textos jornalísticos como também em artigos em geral. Normalmente, escritores melhoram sua taxa de conversão quando eles usam como estratégia o senso de urgência em suas chamadas. Neste caso, a psicologia está sendo utilizada para persuadir os leitores a tomar determinada ação, baseada em suas emoções.

O modelo do WiderFunnel deixa explícito a importância da urgência, que funciona como combustível.

7. Revise seu título antes de publicar

Depois de escrever o conteúdo, verifique seu título mais uma vez. Ele ainda está de acordo com o artigo que acabou de escrever? Não tenha medo de mudar seu título se houver necessidade.

Um título com erros de português, por exemplo, perde totalmente a credibilidade para o público. A CopyPress elaborou um infográfico que contém essas e outras dicas para construção de títulos.

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