Definição:
A Comunicação Digital, também conhecida como RP 2.0 (Relações Públicas 2.0), é realizada a partir de diferentes dispositivos e plataformas digitais (televisão e rádio digitais; celulares/ smartphones; computadores e tablets conectados à internet; videojogos/games em rede etc) decorrentes da TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação). Relaciona-se ao conceito de comunicação on line, notadamente mediada pelas diversas e crescentes redes sociais digitais. Cabe à Comunicação Digital a gestão de relacionamentos entre organizações e seus públicos nas plataformas, dispositivos e redes on line, gerenciando o tráfego de informações, otimizando respostas, acompanhando a percepção de imagem e antecipando a comunicação de risco/crises, reduzindo os conceitos de tempo e espaço. Além disso também se refere à gestão de conteúdos ativos ou reativos.
Atividades incluídas:
- Criação de sites, blogs, microblogs, hotsites, áreas em redes sociais, rádios digitais, TVs digitais, intranets
- Geração e manutenção de conteúdos para áreas digitais
- Monitoramento e análise das mídias digitais e redes sociais
- Preparação de Q&A (perguntas e respostas) com foco no ambiente digital
- Media training, incluindo informações teóricas e sessões práticas
- Organização de entrevistas individuais e coletivas focadas nas plataformas digitais
- Design de aplicativos destinados a comunicação corporativa
- Realização de eventos com formadores de opinião nas redes digitais
- Criação de games e aplicativos
Serviços Correlacionados:
- Planejamento de comunicação com público interno (Veja ‘Planejamento e consultoria de comunicação’)
- Mapeamento de públicos (Veja ‘Planejamento e Consultoria em Comunicação’)
- Produção conteúdos (Veja ‘Serviços Jornalísticos’)
- Criação de intranet (Veja ‘Comunicação Digital’)
- Eventos com públicos internos (Veja ‘Eventos Corporativos’)
- Realização de pesquisas (Veja ‘Pesquisas / Diagnósticos / Auditoria de imagem’)
- Impressos Institucionais
- Treinamentos em comunicação
Fonte: Guia de Serviços e Boas Práticas em Contratação de Comunicação Corporativa ABRACOM